• Presidente do Legislativo vereador Fernando Ott parabeniza professores pelo seu dia.
  • Resumo da 33ª Sessão Ordinária de 2019 – 14/10/19

Na noite de segunda-feira, 14 de outubro de 2019, ocorreu a 33ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos presentes, o presidente do Poder Legislativo, vereador Fernando Ott, solicitou ao 1º secretário da Mesa, vereador Adriano Klein, a chamada nominal dos vereadores para verificação de quórum. Com a presença de todos os vereadores, o presidente declarou: “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste, declaro abertos os trabalhos da noite”, e a seguir apresentou a pauta da sessão.

Pequeno Expediente:

Apreciação e votação da Ata nº 146/2019 da 32ª Sessão Ordinária da Terceira Sessão Legislativa, da Oitava Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, Estado de Santa Catarina. Realizada no dia 07 de outubro de 2019. Aprovada por unanimidade de votos.

Leitura das Correspondências encaminhadas à casa:

ü  Ofício GP nº 157/2019 encaminhando dois Projetos de Lei para apreciação na Câmara de Vereadores;

ü  Resposta do Deputado Federal Celso Maldaner à Moção de Apelo nº 005/2019;

ü  Comunicado sobre a coleta do Lixo Eletrônico;

ü  Convite para intercâmbio de idosos.

Matérias do dia:

Deu entrada na Câmara Municipal de Vereadores o seguinte Projeto de Lei:

1.    Leitura do Projeto de Lei nº 031/2019, que “AUTORIZA OS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE IPORÃ DO OESTE/SC CELEBRAREM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM OBJETIVO DE MÚTUA COOPERAÇÃO NO SUPRIMENTO EXCEPCIONAL E TEMPORÁRIO DE PESSOAL TÉCNICO DOS RESPECTIVOS PODERES.

2.    Leitura do Projeto de Lei nº 032/2019 que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CEDER SERVIDOR PARA A CIDASC – COMPANHIA INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA DE SANTA CATARINA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

3.    Leitura do Ofício GP nº 159/2019, que solicita a apreciação do Projeto de Lei nº 032/2019, em Regime de Urgência. Lido o requerimento, o presidente colocou-o em discussão. Nenhum vereador usou a palavra livre e o presidente colocou o Requerimento de Urgência do Projeto de Lei nº 032/2019 em votação nominal, que foi aprovado por unanimidade de votos.

4.    Leitura do Requerimento de Licença nº 03/2019 de autoria do vereador Mário Heck. Aprovado por unanimidade de votos.

Grande Expediente:

A vereadora Irmí Rohr Schneiders utilizou o espaço da Tribuna para concluir sua fala sobre o Histórico da FAIC - Feira Agropecuária, Industrial e comercial.

O vereador Fernando Ott também fez uso da Tribuna onde prestou homenagem aos professores e cumprimentou de forma especial o vereador Mário Heck, Ivete Haas, Lúcia Melz e Augustinho Petry professores presentes na sessão e, em nome destes, parabenizou toda a classe. Disse que a Administração Municipal se esforça para manter a qualidade no ensino que fora construída por vários anos, tornando a Educação de Iporã do Oeste destaque na região e no estado. Que há grandes investimentos na formação continuada dos professores para que o município possa dar sequência aos resultados e ainda melhorar. O investimento é maior na formação dos profissionais que constroem cidadania e competência. Apresentou o histórico da criação do dia do professor, que é resultado do reconhecimento deste profissional na vida das pessoas. Ressaltou que não há outro profissional, ou profissão que não tenha passado pelas mãos de um professor, assim esta atividade é uma das mais importantes para a sociedade e, por isso, merece reconhecimento e respeito. Concluindo sua fala disse ter muita gratidão pelos seus professores e agradeceu a todos pelo trabalho.

Ordem do Dia:

1.    Primeira discussão o Projeto de Lei nº 028/2019 que “AUTORIZA A ALTERAÇÃO E INCLUSÃO DE AÇÕES DE GOVERNO NO PLANO PLURIANUAL 2018-2021, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. Aprovado por unanimidade de votos.

2.    Primeira discussão o Projeto de Lei nº 029/2019 que “DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO DE IPORÃ DO OESTE, AS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO, SEUS RECURSOS FINANCEIROS E AS BASES PARA PREPARAÇÃO DO ORÇAMENTO-PROGRAMA PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2020, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. Aprovado por unanimidade de votos.

Explicação Pessoal:

Não houve inscritos

Concluída a pauta do dia, o presidente agradeceu a presença de todos e deu por encerrada esta sessão. Convocou os Vereadores para a próxima Sessão Ordinária que acontecerá no dia 21 de outubro, às 19 horas, nesta Casa Legislativa.

Ouça o áudio completo da 33ª Sessão Ordinária aqui.