• Vereador Lairton parabeniza a Administração Municipal o Secretário de Obras e sua equipe pelos excelentes serviços realizados.
  • Resumo da 40ª Sessão Ordinária de 2019 – 02/12/19

Na noite de segunda-feira, 02 de dezembro de 2019, ocorreu a 40ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos presentes, o presidente do Poder Legislativo, vereador Fernando Ott, solicitou ao secretário da Mesa, vereador Adriano Klein, a chamada nominal dos vereadores para verificação de quórum. O secretário fez a chamada na seguinte ordem: Lairton Hahn, Darci José de Souza, Noiri João Kosmann, Fernando Ott, Adriano Klein, Sérgio Antônio Suzin, Irmí Rohr Schneiders, Mário Ribeiro de Freitas, Mário Heck. Após verificado o quórum, o presidente abriu os trabalhos da sessão dizendo: “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste, declaro abertos os trabalhos da noite”, e a seguir apresentou a pauta da sessão.

Pequeno Expediente:

Apreciação e votação da Ata nº 154/2019 da 38ª Sessão Ordinária, da Terceira Sessão Legislativa, da Oitava Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, Estado de Santa Catarina e Ata da 4ª Tribuna Popular de 2019 realizadas no dia 25 de novembro de 2019. Aprovadas por unanimidade de votos.

Leitura das Correspondências encaminhadas à casa:

ü  Ofício GP nº 176/2019 encaminhando dos projetos de leis para apreciação da Câmara;

ü  Ofício da Caixa Econômica Federal comunicando a Liberação de Recursos;

ü  Da Assembleia Legislativa convite para Audiência Pública com o tema “O Guia de trânsito animal, os exames de mormo e anemia infecciosa equina”.

Matérias do dia:

1.      Projeto de Lei nº 042/2019 que “ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI Nº 1.784 DE 19 DE JULHO DE 2017 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”

2.      Projeto de Lei nº 043/2019 que “INSTITUI O PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO FISCAL DE IPORÃ DO OESTE 2019– REFISIPORÃ-2019 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Grande Expediente:

O vereador Lairton usou o espaço para falar sobre as obras realizadas nas estradas municipais, através do setor do Departamento de Obras do município. Disse que o trajeto entre Monte Maria e Macucozinho foi concluído e que ficou muito bom. Que apesar de muitos servidores estarem afastados por motivos de licença de saúde ou prêmio, reduzindo a equipe de trabalho, deve-se reconhecer que foi feito muito neste setor, este ano. Fez questão de citar alguns trajetos de estradas nas quais foram feitas grandes melhorias e alargamento neste ano: Preferido Alto, Linha Letras, Taquarossu/Barra Grande, Jacutinga e várias ruas no perímetro urbano. Que vários trajetos foram terceirizados, mas que o município assumira a detonação de rochas e o transporte das pedras resultantes da detonação, além da tubulação para drenar a água pluvial. Que as pedras também foram utilizadas em espaços onde foram necessários, principalmente no parque da FAIC. Disse que não fora um ano fácil, pela demanda existente neste setor, e era preciso reconhecer o esforço. Disse que as estradas municipais apresentam um leito pronto para a cobertura de um asfalto e que isto pode acontecer no futuro. O presidente Fernando solicitou uma parte, que lhe foi concedido. Este falou que passara por estes trajetos citados pelo colega e que realmente precisa concordar com a boa qualidade das estradas. Disse que testemunhou o tráfego de um caminhão carregando máquina agrícola, que o transporte no município é grande e necessita de boas estradas. Ao retomar a palavra, o vereador Lairton parabenizou a Administração Municipal, o Secretário de Obras e sua equipe pelos serviços realizados.

Ordem do Dia:

1.      Primeira discussão o Projeto de Lei nº 041/2019 que “DISPÕE SOBRE A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA, QUE ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO ORÇAMENTO GERAL DO MUNICÍPIO DE IPORÃ DO OESTE – SC PARA O EXERCÍCIO DE 2020 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” Aprovado por unanimidade de votos.

Explicação Pessoal:

O vereador Lairton usou a tribuna para parabenizar o diretor de esportes Everton Lauschner e sua equipe pela organização e trabalho realizado no setor esportivo do município. Disse que o esporte em Iporã já não se resume mais no futebol, que várias modalidades esportivas estão sendo praticadas e coordenados pelo setor, no qual muitos munícipes de diferentes idades e gênero são envolvidos. Por fim, parabenizou os Clubes de Futebol pela conquista no final do campeonato municipal de futebol.

O presidente deu por concluída a pauta do dia, e agradeceu a presença de todos e deu por encerrada esta sessão. Convidou a todos e convocou os Vereadores para a próxima Sessão Ordinária que acontecerá no dia 9 de dezembro, segunda-feira, às 19 horas, nesta Casa Legislativa.

Ouça o áudio completo da 40ª Sessão Ordinária aqui.