Realizada 2ª Sessão Ordinária de 2020
  • Realizada 2ª Sessão Ordinária de 2020
  • 2ª Sessão Ordinária de 2020 – 10/02/2020

Na noite de segunda-feira 10 de fevereiro de 2020, ocorreu a 2ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos presentes, o presidente do poder legislativo, vereador Adriano Klein, solicitou a 1º secretária da mesa, vereadora Irmí Rohr Schneiders, a chamada nominal para verificação de quórum. Todos vereadores responderam a chamada e então o presidente, “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos da noite, e a seguir fez a leitura da pauta da sessão.

Apreciação da ata nº 162/201 da 1ª sessão ordinária, do ano de 2020, a qual foi aprovada por unanimidade de votos.

Correspondências encaminhadas à casa

Decreto nº 011 de 31 de janeiro de 2020, convocando Audiência Pública de Prestação de Contas;

Ofício SC 002/2020 encaminhando Balancetes do mês de dezembro de 2019 e Relatório da Despesa Empenhada no Mês;

Ofício Circular TCE/SC/GAP/2/2020 convite para curso de final de mandato;

Ofício Circular TCE/SC/GAP/1/2020 convite para curso de capacitação das ouvidorias municipais;

Ofício 02/2020 do MDB indicando o vereador Fernando Ott para representar a Coligação “Compromisso com o Povo” na Comissão da Ouvidoria Pública, exercício de 2020;

Ofício 01/2020 do MDB indicando o Vereador Lairton Hahn como Líder do Partido na Câmara de Vereadores, exercício de 2020.

Ofício da Coligação “União por Iporã” indicando o vereador Darci José de Souza como seu representante na Comissão da Ouvidoria Pública da Câmara de Vereadores, exercício 2020;

Ofício nº 0004/2020 do Programa de Desenvolvimento Econômico Local de Iporã do Oeste – PRODELI solicitando a indicação de um representante e um suplente da Câmara de Vereadores para compor o Conselho de Desenvolvimento Econômico Local PRODELI/CDI.

Foi lido o Parecer Prévio nº 150/2019, do Tribunal de Contas do Estado, que se trata da Prestação de Contas do Prefeito, referente ao exercício financeiro de 2018.

O vereador Fernando Ott após cumprimentar a todos, utilizou a tribuna para falar sobre as obras públicas realizadas no município. Destaca que o município nestes últimos anos, vem se transformando em um canteiro de obras. Citou as reformas no Ginásio Arthur Friedrich, Preenchimento do terreno no parque da Faic, Construção de quadras esportivas, reformas e melhorias nas escolas tanto no Ensino Fundamental como Educação Infantil, destacou os inúmeros trajetos de estradas municipais que estão sendo alargadas e aprimoradas. Salientou ainda que em breve, haverá a reforma dos banheiros na Praça do Imigrante. Destacou as melhorias da iluminação pública com as lâmpadas de LED nas ruas da cidade “Além de trazer uma economia para o município da uma visibilidade melhor para as pessoas que transitam a noite, faz com que realmente as pessoas se sintam melhor e uma cidade mais segura’’. Finalizou anunciando a conquista do recurso para asfaltamento da estrada municipal que parte da rodovia SC 386 e que dá acesso ao frigorífico Eurofrigue, na comunidade de São Lourenço.

O vereador Lairton Hahn após cumprimentar a todos, aproveitou o espaço para falar sobre a solicitação do pedido de licença e destacou que é importante dar espaço nas ações legislativas para um suplente. Na fala, elogiou o setor da saúde que realiza em tempo real o controle das ações desenvolvidas no setor. Elogiou o setor da agricultura por prestar um serviço muito eficiente, e parabenizou o senhor Jonas Kaiser no setor administrativo.

Sem matérias para discussão e votação.

O vereador Noiri Kosmann após cumprimentar a todos, falou sobre seu requerimento de licença, destacando que havia um acordo entre os vereadores para dar oportunidade aos suplentes de vereador e que espera que seus colegas respeitem esse acordo. “nós temos um acerto feito na coligação de que todos os suplentes assumissem pelo menos uma vez, estou tirando licença pela segunda vez, estou cedendo a vaga para que assuma mais um vereador espero que os demais colegas também façam da mesma forma porque temos mais gente que não assumiram ainda“. Ressaltou que estará participando da Cavalgada do Mar, na qual se ausenta por 10 dias, nesta cavalgada o grupo estará levando a bandeira do município de Iporã do oeste.

Portanto, o presidente do legislativo, vereador Adriano Klein, agradeceu a todos e não havendo mais nada a ser discutido e a pauta concluída, declarou o término da sessão. Convocou todos vereadores para 3ª Sessão Ordinária de 2020 a ser realizada no dia 17 de fevereiro, segunda-feira, com início às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste – SC.

Ouça o áudio completo da sessão clicando aqui.