• Aprovado Projeto de Decreto Legislativo que dispõe sobre a aprovação das contas do município de Iporã do Oeste, referente ao exercício financeiro do ano de 2018
  • 3ª Sessão Extraordinária de 2020 – 23/04/2020

Na tarde desta quinta-feira, 23 de abril de 2020, ocorreu a 3ª Sessão Extraordinária da 4ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos Vereadores e funcionários presentes, o Presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Klein, solicitou a secretária da mesa, vereadora Irmí Rohr Schneiders, a chamada nominal para verificação de quórum. O Vereador Mario Darci Ribeiro de Freitas estava ausente, com a justificativa de se classificar no grupo de risco para COVID - 19,  e então o presidente, “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos e a seguir fez a leitura da pauta da sessão.

Presidente Adriano Klein colocou em única e exclusiva discussão o Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2020 que DISPÕE SOBRE A APROVAÇÃO DAS CONTAS DO MUNICÍPIO DE IPORÃ DO OESTE – SC, REFERENTE AO EXERCÍCIO FINANCEIRO DO ANO DE 2018, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Na discussão do Projeto a vereadora Irmí se manifestou e disse que como relatora da Comissão de Finanças e Orçamentos foi analisado o relatório emitido pelo Ministério Público, contendo algumas ressalvas, então foi encaminhado um ofício para o poder executivo, convidando as servidoras Janete Adler (contadora) e Jane Forcellini (Controladora Interna), para dar os devidos esclarecimentos sobre as restrições apontadas. Após os esclarecimentos a Comissão entendeu que estaria tudo dentro da legalidade, por esse motivo a Vereadora solicitou apoio dos colegas para aprovação das contas do exercício de 2018. O vereador Lairton Hahn se manifestou e disse que o tribunal de Contas do Estado, emitiu o parecer e entende que os gestores municipais se esforçam para conseguir atender a demanda da população e prestar as contas, relata que Iporã do Oeste consegue todos os anos fechar as suas contas e conseguir aprovação no Tribunal das Contas, salienta que a transparência no trabalho é o resultado desta aprovação. O vereador Mário Heck se manifestou e disse que como presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos, pede apoio aos colegas vereadores para a aprovação, salientou que o Tribunal de Contas realizou algumas restrições, que já foram esclarecidas pelas funcionárias, onde se declarou favorável à aprovação das contas do exercício de 2018. O Presidente, vereador Adriano Klein se manifestou dizendo que após Três anos ser presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos, analisou durante esses anos as prestações de contas e nesse período o Tribunal de Contas sempre realizava pequenos apontamentos, considerado normal, que neste ano aconteceu da mesma forma, e se manifesta favorável para aprovação das contas referente ao ano de 2018. Na sequência o presidente colocou em única e exclusiva votação nominal o Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2020, que foi aprovado por unanimidade de votos.

Concluída a Pauta, o presidente agradeceu a presença de todos os Vereadores e Servidores e declara encerrada a 3ª Sessão Extraordinária.