Realizada 14ª Sessão Ordinária
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Realizada 14ª Sessão Ordinária
  • 14ª Sessão Ordinária de 2020 – 15/06/2020

    8ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste – SC

    Na noite de segunda-feira 15 de junho de 2020, ocorreu a 14ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos presentes, o presidente da câmara de vereadores, Adriano Klein, solicitou a secretária da mesa, Vereadora Irmí Rohr Schneiders, a chamada nominal para verificação de quórum. Tendo todos os vereadores presentes, o presidente, deu início as atividades dizendo “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos da noite.

    Pequeno Expediente

    Apreciação da ata nº 178/2020 da 13ª Sessão Ordinária realizada no dia 08 de junho, onde foi dispensada a leitura da mesma, pois foi divulgada no site da Câmara e os vereadores receberam uma cópia.  Após, colocada em votação, sendo aprovada por unanimidade de votos.

    Correspondências encaminhadas à casa

    Ofício SEI nº 10902/2020 da Agência Nacional de Transportes Terrestres, acusando o recebimento da Moção de Apelo nº 06/2020 que solicita isenção da taxa cobrada pela ANTT, por veículo no ano de 2020.

    Requerimentos 498, 613 e 619 dos deputados Mauro de Nadal, Marcos Vieira e Milton Scheffer, com mensagem ao aniversário do Município.

    Ofício Circular TCE/SC/GAB/PRES/8/2020 encaminhado orientações aos chefes dos Poderes Executivo e Legislativo para que sejam firmados convênios com escolas, com o objetivo de instituir programas para absorver estagiários ou menores aprendizes, derivados da rede pública de ensino.

    Matérias do Dia

    Não houve matérias.

    Grande Expediente

    O vereador Fernando Ott, fez uso da tribuna, e se manifestou sobre os grandes volumes de chuvas na região, onde na sexta e sábado as patrolas da prefeitura estiveram no interior do município para realizar as recuperações necessárias. Fernando destaca que os estragos principais, foram nos pontilhões, em torno de 15 pontilhões foram prejudicados. Destaca também que o prefeito realizou um levantamento do estrago, e irá para Florianópolis para arrecadar recursos para a recuperação destes estragos. Fernando também mencionou a tragédia que ocorreu na cidade de Descanso, ele agradece a população, vereadores, prefeitura e todos que fizeram sua parte para ajudar aquelas famílias. O vereador lembrou também que no ano de 2018, foi aprovado um projeto onde autoriza o município de Iporã do Oeste a prestar auxílio com maquinas para os municípios, que por uma eventualidade precisem, até o momento não foi solicitado ajuda pelo município de Descanso, mas se precisassem, o nosso município poderia ajudar com as maquinas públicas. Por Fim, disse ao acompanhar o Jornal NSC, ele destaca que no estado de SC mais de 63 mil novas empresas foram abertas, mesmo com a epidemia, este levantamento foi realizado no período de 17 março a 03 de junho, e neste mesmo período, mais de 22 mil empresas fecharam as portas, tendo um saldo de mais de 41 mil empresas abertas, esses números mostram como o povo de Santa Catarina consegue contornar a crise, consegue se reinventar. Finaliza dizendo que a economia do estado começa a crescer aos poucos e logo as empresas estejam trabalhando normalmente

    Ordem do Dia

    Não teve matérias para serem apreciadas.

    Explicação Pessoal

     Não houve inscritos.

    Concluídaa pauta, o presidente convocou os Vereadores para a próxima Sessão Ordinária que acontecerá no dia 22 de junho, segunda-feira, às 19 horas, nesta Casa Legislativa.

     

    Ouça o áudio completo da sessão clicando aqui.