Realizada a 15ª Sessão Ordinária, na noite desta Segunda-Feira (22/06)
  • Realizada a 15ª Sessão Ordinária, na noite desta Segunda-Feira (22/06)
  • 15ª Sessão Ordinária de 2020 – 22/06/2020

Na noite de segunda-feira 22 de junho de 2020, ocorreu a 15ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos presentes, o presidente da câmara de vereadores, Adriano Klein, solicitou a secretária da mesa, Vereadora Irmí Rohr Schneiders, a chamada nominal para verificação de quórum. Tendo todos os vereadores presentes, o presidente, deu início as atividades dizendo “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos da noite.

Apreciação da ata nº 179/2020 da 14ª Sessão Ordinária realizada no dia 15 de junho, onde foi dispensada a leitura da mesma, pois foi divulgada no site da Câmara e os vereadores receberam uma cópia.  Após, colocada em votação, sendo aprovada por unanimidade de votos.

Correspondências encaminhadas à casa

E-mail do Ministério Público de Contas de Santa Catarina, manifestando-se sobre a investigação do pagamento irregular de auxílio emergencial a funcionários públicos estaduais e municipais.

Correspondência da Consultoria de Orçamentos e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados sobre relatório de recursos federais repassados ao município.

Remarcação da audiência pública da revisão do plano diretor participativo do município de Iporá do Oeste.

Ofício nº 1270/2020 da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, respondendo o oficio CMV 020/2020 que encaminhou a Moção de Apelo nº 04/2020ª este setor.

Não houve matérias.

O presidente Adriano Klein, chamou o vereador Mário Heck, para se pronunciar na tribuna. O vereador falou sobre as reclamações da população em relação ao asfaltamento em várias ruas da cidade, resultado de um projeto de lei Nº 048/2017 aprovado pela câmara de vereadores, muito comentado pela população e muito discutido entre os vereadores.  O vereador destaca que o asfaltamento e os passeios estão ficando bonitos, mas a população reclama pela falta de diálogo entre o setor de urbanismo com essas pessoas, pois desde o início do projeto a população não foi consultada para o arrombamento das ruas, inclusive gerando várias causas na justiça, em alguns trechos houve rebaixamento de até 2 metros da rua, danificando os acessos a essas casas. Destaca que a maior reclamação da população com esse projeto, é da demora, pois já faz mais de 2 anos do início das obras, materiais jogados na frente as casas, trechos iniciados a mais de 6 meses ainda incompletos, deixando os materiais no tempo embaixo de lonas, diminuindo assim a qualidade do produto. O vereador fala que representa o povo e por esse motivo traz essa reclamação pela demora da obra. “O projeto Avançar cidades, foi muito comentado pela imprensa, como um projeto pioneiro, que foi implantado pelo prefeito em endividar também o nosso município, nenhum prefeito durante esses 30 antes do nosso município, nenhum prefeito teve essa mania, esse sistema de administração de endividar o nosso município. Deixando uma divida para mais 5 administrações” destaca o vereador. A população questiona muito sobre o pagamento também, pois a administração nunca comentou sobre o real valor que a população precisa pagar. O vereador finaliza cobrando a administração municipal, que tome alguma providência para acelerar e concluir essa obra. Na sequência o vereador Noiri João Kosmann se pronunciou na tribuna sobre os professores municipais e estaduais, inclusive citou os dois professores presentes Mario Heck e Ivete Hass. O vereador destaca o quanto essas pessoas são importantes para os alunos, tendo o dom de ensinar. “ Aí esses professores estão engajados em uma atividade muito importante e vem a tal da pandemia, assusta todo mundo, põem todo mundo em pânico, e os professores estão ali, levando o ano letivo com garra, com força e coragem, repassando matéria através de whatsapp, através da internet, pais vindo buscar material para os alunos não perder o ano letivo” afirma o vereador. Destaca também que esse trabalho dos professores é muito gratificante, que são pessoas guerreiras, pois transformaram a sua casa em colégio, trabalham dia a noite para atender os alunos, os filhos dos munícipes. Finaliza dizendo que como vereador, se algum dos professores precisar de alguma coisa, pode chamar o mesmo.

Não teve matérias para serem apreciadas.

O Vereador Fernando Ott se pronunciou e ressaltou que no decorrer da semana esteve acompanhando as obras da pavimentação e dos passeios e viu justamente o contrário do que o Vereador Mario pronunciou. Trouxe fotos em seu celular da qualidade do material que está sendo usado na obra, inclusive com malha de ferro nas calcadas. O vereador destacou que ao acompanhar a audiência pública, foi repassado que mais da metade desse financiamento já está quitada, destaca que para começar a cobrança com a população a obra precisa estar concluída. Falou também que acompanhou a construção da nova praça no loteamento Giehl, sendo uma obra pra melhorar a qualidade de vida dos munícipes que ali residem. Acompanhou também a equipe do DRM, onde estão realizando obras na linha Monte Maria, trocando a tubulação, alargado e melhorado um determinado trecho, isso mostra realmente que a administração está preocupada com a população.

Concluída a pauta, o presidente convocou os Vereadores para a próxima Sessão Ordinária que acontecerá no dia 29 de junho, segunda-feira, às 19 horas, nesta Casa Legislativa.

Ouça o áudio completo da sessão clicando aqui.