Realizada 20ª Sessão Ordinária de 2020
  • Realizada 20ª Sessão Ordinária de 2020

20ª Sessão Ordinária de 2020 – 10/08/2020

Na noite de segunda-feira 10 de agosto de 2020, ocorreu a 20ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste SC. Após a saudação aos presentes, o presidente da câmara de vereadores, Adriano Klein, solicitou a secretária da mesa, Vereadora Irmí Rohr Schneiders, a chamada nominal para verificação de quórum, apenas o vereador Noiri João Kosmann estava ausente, onde o mesmo apresentou atestado médico. O presidente, deu início as atividades dizendo “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos da noite.

Deliberação da Ata nº 185/2020 da 19ª Sessão Ordinária, realizada no dia 03 de agosto de 2020. Consultou o plenário para dispensar a leitura, uma vez que as atas foram divulgadas no site da Câmara e os vereadores receberam uma cópia. Após, colocada em votação, sendo aprovada por unanimidade de votos.

Correspondências encaminhadas à casa

Ofício GP n.073/2020, resposta ao Requerimento de Informações nº 02/2020;

Ofício SC 009/2020, encaminhando Balancetes do mês de junho e Relatório da Despesa Empenhada no Mês;

Ofício D nº 17/2020 da Escola Caminho de Luz comunicando as atividades no mês de agosto.

Leitura do Requerimento de Informação nº 03/2020 de autoria do vereador Mário Heck. Na discussão o vereador Mário Heck, justificou o pedido alegando que há muitas informações contraditórias e dúvidas quanto a aplicação do recurso na qual ele foi mediador, no valor de R$ 150.000,00. Ninguém mais se manifestou, então o presidente colocou o Requerimento de Informações em votação que foi aprovado por unanimidade de votos. Na sequência, realizado a leitura da Indicação nº 04/2020 de autoria da vereadora Irmí Rohr Schneiders. Na discussão, a vereadora Irmi, se manifestou dizendo que a justificativa está clara e apresenta a necessidade de ampliar as ações para atender aos munícipes na área da psicologia.

Não houve inscrições.

O Presidente repassou a presidência ao vereador Mário Heck, para conduzir os trabalhos para apreciar matéria de sua autoria. O vereador Mário colocou em discussão a Moção de Apelo nº 07/2020 que apela aos Excelentíssimos(as) Senhores(as) Deputados(as) Estaduais, para que aprovem o PL nº 0257.2/2020, de autoria do Deputado Mauro de Nadal, como forma de desburocratizar e facilitar o trabalho no meio rural, especificamente quanto à desnecessidade de instalação de cisternas para as atividades e empreendimentos já beneficiados com água perene. O vereador Adriano usou a palavra e mencionou os efeitos que a lei ambiental causa aos agricultores. A Lei, exige que todos os empreendimentos rurais para serem aprovados devem construir cisternas para captar a água da chuva. Na opinião do vereador, há muitas propriedades que possuem água suficiente para abastecer a propriedade, mesmo em períodos de estiagem. Entende que a exigência da construção de cisternas é válida, mas para aqueles que têm dificuldade e falta de água. E, por fim, solicitou o apoio na aprovação da moção. A vereadora Irmí disse que defende a exigência da construção de cisternas para aqueles agricultores que não conseguem provar haver água suficiente para abastecer a propriedade em períodos de seca, que está providência é necessária. Colocada em votação, a Moção de Apelo nº 07/2020 foi aprovada por unanimidade de votos.

Não teve vereador inscrito.

Concluída a pauta o presidente convocou os Vereadores para a próxima Sessão Ordinária que acontecerá no dia 17 de agosto, segunda-feira, às 19 horas, nesta Casa Legislativa. Ouça o áudio completo da sessão clicando aqui.