Realizada a 1ª Sessão Ordinária de 2021
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Realizada a 1ª Sessão Ordinária de 2021
  •  

    1ª Sessão Ordinária de 2021 – 08/02/2021 

    9ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste – SC 

    Na noite de segunda-feira, 08 de fevereiro de 2021, ocorreu a 1ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 9ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste. Após a saudação aos colegas vereadores, vereadora, funcionários da casa, imprensa, prefeito e vice-prefeito, o Vereador Mario Heck, agradeceu aos colegas pela confiança nele depositado para assumir a função de presidente da casa. Afirmou que pretende realizar um trabalho de qualidade, nos trâmites da lei e para isso ocorrer, solicitou a colaboração dos demais vereadores. Mencionou que o poder legislativo e executivo irá desenvolver as suas atividades com imensa responsabilidade, defendendo sempre os interesses dos munícipes.

    Na sequência, solicitou ao secretário, vereador Paulo Sérgio Marx, a realizar a chamada nominal para verificação de quórum. Todos vereadores responderam a chamada e então o presidente, “sob a proteção de Deus e, em nome do Povo de Iporã do Oeste”, declarou aberto os trabalhos da noite.

    Pequeno Expediente

    O Presidente explicou que não há ata para ser apreciada e votada.

    Correspondências encaminhadas à casa

    Ofício GP nº 041/2021 apresentando o vereador Paulo Sérgio Marx como Líder do Governo na Câmara de Vereadores;

    Ofício – SC  014/2020 encaminhando balancetes do mês de dezembro de 2020 e relatório das despesas empenhadas no mês;

    Ofício 01/2021 do Movimento Democrático Brasileiro – MDB indicando o vereador Adriano Klein como Líder do Partido na Câmara;

    Ofício 001/2021 do Partido Social Democrático – PSD indicando o vereador Odolir Bordignon como Líder do partido na Câmara de Vereadores;

    Ofício nº 55/2021/GAB-SPA/SPA/MAPA resposta à Moção de Apelo nº 010/2020;

    Ofício nº 004/2021 do Conselho Comunitário de Segurança de Iporã do Oeste – CONSEG solicitando a indicação de um membro para compor o conselho;

    Ofício nº 0001/2021 PRODELI – DEL solicitando a indicação de um membro titular e um suplente para compor o conselho.

    Em Seguida o Prefeito Municipal, Sr. Adélio Marx usou a tribuna, cumprimentando a todos, reafirmou os compromissos de campanha relacionados a administração municipal. Falou sobre as dificuldades que enfrentam na condução dos trabalhos devido a pandemia. Reconheceu que a situação financeira do município é boa, porém, há muito trabalho e despesas pela frente em vista de obras inacabadas. Em seguida, fez um relato da situação de cada secretaria e setores da administração e mencionou as metas, prioridades para as quais seu governo se comprometeu. Destacou a valorização do servidor público durante os quatro anos de seu governo. Dirigindo-se ao Poder Legislativo disse ter certeza que a população está bem representada pelos vereadores eleitos e desejou um bom trabalho a todos. Destacou que as portas e os setores da Administração Municipal estarão sempre abertos.

    Matérias do Dia

    Leitura do Projeto de Lei nº 001/2021, que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A FIRMAR TERMO DE FOMENTO/COLABORAÇÃO COM ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL DO MUNICÍPIO DE IPORÃ DO OESTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

    Leitura do Projeto de Lei nº 002/2021, que “DECLARA DE INTERESSE PÚBLICO E SOCIAL OS ACESSOS ÀS PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICÍPIO, AUTORIZA A REALIZAÇÃO DE SERVIÇOS COM MÁQUINAS EM PROPRIEDADES RURAIS DE IPORÃ DO OESTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

    Após a leitura, o presidente Mario Heck informou que os Projetos de Lei serão baixados para as Comissões pertinentes.

    Grande Expediente

    O vereador Osni Simon usou a Tribuna para seu pronunciamento e disse que o assunto é de extrema preocupação. Falou sobre os efeitos e transtornos que a pandemia causou para o setor da Educação. Que os profissionais, alunos e familiares, de uma hora para outra, tiveram um novo sistema de educar e ensinar. Todos os envolvidos foram desafiados a se reinventar. A situação afetou professores, famílias e alunos. Relatou uma experiência vivida num curso de aperfeiçoamento para o qual foram convidados a socializar as experiências no trabalho, sendo muito gratificante e de reconhecimento. Expôs sua preocupação com o retorno das aulas presenciais. Destacando os desafios que envolvem o retorno as aulas, desde a saída de casa, transporte, higienização, uso de máscaras a presença em sala de aula, a volta para a casa. Para que se possa cumprir as regras sanitárias a participação familiar é extremamente importante. Entende também que os profissionais da educação deveriam fazer parte do grupo prioritário para a imunização. Por fim, desejou um bom trabalho a todos os colegas e administração municipal.

    Na sequência, o vereador Paulo Sérgio Marx usou a Tribuna. O vereador, disse que a partir deste dia se iniciam de fato os trabalhos do Poder Legislativo e desejou aos colegas um bom trabalho. Disse entender que este é um espaço no qual pode e deve haver divergência de ideias, mas sempre devem ser expostas com respeito e dignidade. Como líder do governo, falou sobre a relação entre os poderes, que deverá prevalecer sempre a harmonia e o diálogo. Fez um relato sobre as realizações da administração municipal no primeiro mês de governo. Mencionou que há inúmeras obras inacabadas.  

    Ordem do Dia 

    Não houve matérias em pauta.

    Explicação Pessoal

    A vereadora Irmí Rohr Schneiders usou a palavra, agradeceu a oportunidade de poder mais uma vez representar o povo na Câmara de Vereadores. Disse que espera, como vereadora e Assistente Social, realizar um bom trabalho junto à população. Falou sobre os reflexos negativos do isolamento social e os medos provocados pela pandemia e citou os suicídios como grande preocupação. Por fim, se colocou à disposição para contribuir com a administração municipal.

    Na sequência, o vereador Michel Nedel Barth fez seu pronunciamento na Tribuna. O vereador disse que é uma honra poder representar a população deste município. Afirmou trabalhar com afinco e dedicação para poder fazer a diferença na vida das pessoas. Usou a oportunidade agradecer à família, amigos a às pessoas que lhe confiaram o voto. Por último, desejou um bom mandato a todos os colegas e Administração Municipal.

    Prosseguindo, o presidente passou algumas informações importantes. Disse que a Câmara continua associada a UVESC. Que neste ano a Mesa definiu a participação de vereadores e funcionários em dois eventos promovidos pela entidade.  Consultou o Plenário para ver a possibilidade de candidatos para representar a Câmara no Conselho – DEL, a vereadora Irmí e o vereador Michel colocaram seus nomes à disposição. Neste caso, o próprio vereador Michel sugeriu que a vereadora Irmí ficasse como titular. A seguir o vereador Osni Simon colocou seu nome à disposição para representar a Câmara no Conselho Comunitário de Segurança de Iporã do Oeste – CONSEG.

    Concluída a pauta da sessão, o presidente agradeceu a presença de todos e convocou os vereadores para a próxima sessão que acontecerá no dia 15 de fevereiro de 2021, às 19 horas.

    Ouça o áudio completo da sessão clicando aqui.