Dois Projetos de Lei são aprovados por unanimidade em primeira votação
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Dois Projetos de Lei são aprovados por unanimidade em primeira votação
  • Resumo da 39ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste - SC

     

    Dois Projetos de Lei são aprovados por unanimidade em primeira votação

     

    Iporã do Oeste – Foi realizada, na última segunda-feira, dia 24, a trigésima oitava Sessão Ordinária de 2014. Na presente sessão, um Projeto de Lei e uma Indicação deram entrada nas Matérias do Dia. Já na Ordem do Dia, dois Projetos de Lei foram avaliados em primeira instância.

    Constatada a presença regimental, o presidente Mário Darci Ribeiro de Freitas saudou de forma especial os colegas vereadores, público presente, imprensa e munícipes. No Pequeno Expediente, foi colocada em discussão e votação a Ata da Sessão anterior, sendo aprovada por unanimidade. Ainda no Pequeno Expediente, o secretário da Mesa Diretora, vereador Carlos Alberto Schafer procedeu a leitura das correspondências. Após isto, o vice-presidente da Mesa Diretora, Nilson Elias Werlang, procedeu com a leitura de uma Nota de Esclarecimento, assinada pelos servidores da Secretaria Municipal da Saúde, referente ao assunto abordado pelo vereador Lúcio Mallmann na 35ª Sessão Ordinária, realizada no dia 03 de novembro, sobre o incidente ocorrido com um aluno durante a Educação Física.

    Nas Matérias do Dia, foi feita a leitura do Projeto de Lei 053/2014, que autoriza doação de imóvel que especifica para a Associação Cultural Educacional Integração e dá outras providências. O Projeto fica baixado para as Comissões. Em seguida, foi apresentada a Indicação 057/2014, de autoria dos vereadores Lúcio Mallmann e Laírton Hahn, indicando ao chefe do Poder Executivo Municipal para que sejam instaladas lixeiras no Loteamento Raio de Sol, nas proximidades do Salão Vogt e na Praça do Imigrante, neste município de Iporã do Oeste. Em uso da palavra, o vereador autor Laírton Hahn usou a palavra para destacar a importância deste pedido, principalmente pela falta de lixeiras nestes locais, o que ocasiona alguns incômodos aos moradores destas localidades. “O pessoal reclama do mau cheiro, os cachorros rasgam os sacos de lixo. No caso do loteamento, os moradores disseram que existe apenas uma central para recolha de lixo. Não é um pedido particular para uma família, mas sim para o benefício de todos”, detalhou. A Indicação foi acatada e encaminhada ao Executivo.

    No Grande Expediente, usaram o espaço os vereadores Lúcio Mallmann, Otair Lutz e Mário Ribeiro de Freitas. Por sua vez, Mallmann citou a presença dos técnicos da Vigilância Sanitária Municipal e Estadual, que após a Sessão Ordinária reuniram com os vereadores e o público presente para debater sobre os casos das regulamentações dos cemitérios exigidas por leis. Lúcio seguiu a sua fala respondendo sobre a Nota de Esclarecimento apresentada na Sessão, esclarecendo que este é o trabalho do vereador. “Ser vereador é isto. As vezes a gente vem na tribuna anunciar a conquista de recursos. E a gente também vem na tribuna dizer dos problemas que os cidadãos nos cobram. Respeito todos os servidores que assinaram a nota. Faz parte da democracia. Como fez parte eu ter vindo aqui cobrar”, explicou. Lúcio Mallmann também deixou à disposição um exame de Raio-X da criança, da qual conseguiu com a família.

    O segundo a utilizar o espaço foi o vereador Otair Lutz, que trouxe à tona a situação delicada do leite aqui em Santa Catarina, mais especificamente na Agricultura Familiar. Lutz citou que o que se vê hoje é algo delicado, em que alguns pequenos produtores estão tendo que abandonar a atividade, caso contrário precisarão abandonar as suas propriedades. “O leite está indo pelo mesmo caminho que a suinocultura. Vai cair na mão de alguns produtores. O pequeno produtor não vai mais ter condições de trabalhar. Neste momento muitos não têm condição de investir na propriedade. Nós agricultores precisamos nos unir para melhorar a situação vista hoje em Iporã do Oeste”, enalteceu. Otair também aproveitou o espaço para comentar sobre a Nota de Esclarecimento lida e também referente ao caso. “Fico triste com o que aconteceu. Mas não podemos culpar todo mundo”, concluiu.

    Para finalizar o Grande Expediente, Mário Ribeiro de Freitas usou a tribuna para parabenizar os trabalhos realizados pelo Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Mário explicou que esteve realizando uma consulta e que pôde observar o trabalho dos servidores. O segundo assunto levantado pelo presidente da Câmara foi a visita realizada na empresa Casa da Cuca. Mário parabenizou a empresa e seus empresários, bem como a todos os funcionários que ali atuam. “Fui muito bem recebido. Quero agradecer ao Nono Selli. Quem não conhece, ele começou com uma pequena empresa e hoje é destaque regional. E uma coisa eu pude perceber claramente: a melhor coisa que uma empresa pode ter é o bom relacionamento entre o patrão e os funcionários. E é o que acontece nesta empresa. É de tirar o chapéu. Aconselho as pessoas a conhecerem os trabalhos realizados por eles”, detalhou. Para finalizar, Mário Ribeiro de Freitas anunciou que durante a semana, juntamente com o prefeito Ilton Pedro Vogt, alguns vereadores, um de cada partido, estarão cumprindo agenda de visitas na capital federal, no objetivo da busca de recursos para o município de Iporã do Oeste.

    Na Ordem do Dia, foi colocada em primeira discussão o Projeto de Lei 049/2014, que autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar Termos de Cessão de Uso de parte de bem imóvel com a CELESC Distribuidora S.A. e dá outras providências. Sem nenhuma manifestação, o Projeto foi colocado em primeira votação e assim aprovado por unanimidade. Em seguida, entrou em primeira discussão o Projeto de Lei 051/2014, que concede abono salarial aos servidores públicos municipais e dá outras providências. Também sem nenhuma manifestação dos vereadores, o Projeto entrou em primeira votação e foi aprovado por unanimidade.

    Na Explicação Pessoal, usou a palavra o vereador Nilson Elias Werlang. Antes de apresentar o assunto, Nilson relatou que, referente ao que vem acontecendo com as críticas à Saúde de Iporã do Oeste, o que se vê é a necessidade de atrapalhar os trabalhos da Administração Municipal, quando são criadas as “tempestades em copo d’água ao invés de se resolver da melhor maneira possível. “Este tipo de conversas que são espalhadas, levantam um caos desnecessário, o que denigre a imagem não só de quem trabalha nestes setores, mas sim do município como um todo.

    Continuando o uso da Explicação Pessoal, Nilson aproveitou para deixar os parabéns à Associação Comercial de Iporã do Oeste, pela inauguração da Árvore de Natal, com nove metros de comprimento. “Quem não teve oportunidade ainda, aconselho que vão conhecer a árvore. Com certeza é algo que vai trazer e mostrar a força do nosso comércio”, destacou. Nilson parabenizou também as atletas do futsal feminino pelo 4º lugar no JASC – Jogos Abertos de Santa Catarina, no último final de semana. Para finalizar, Werlang convidou a todos para participarem do Baile do Chopp da Associação Comercial, que terá em conjunto o evento de Escolha das Soberanas do Município.

    Encerrada a pauta do dia, o presidente Mário Ribeiro de Freitas convidou a todos para a 39ª Sessão Ordinária do ano que acontece na próxima segunda-feira, dia 1º de dezembro, às 19h.

      

     (A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).