Nilson Werlang é eleito novo presidente do Legislativo para 2015
Você está em: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, transparência e credibilidade .: Notícias
  • Nilson Werlang é eleito novo presidente do Legislativo para 2015
  • Resumo da 42ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste - SC

     

    Nilson Werlang é eleito novo presidente do Legislativo para 2015

     

    Iporã do Oeste – Foi realizada, na última segunda-feira, dia 22, a quadragésima segunda Sessão Ordinária de 2014, e a última para este ano. Na presente sessão, cinco Projetos de Lei e mais um Projeto de Lei Complementar foram apreciados. Também foram eleitas a Mesa Diretora e as Comissões permanentes. Ao final, foram homenageados os munícipes com maior participação nas Sessões durante o ano, através do Projeto “Cidadão Participativo”.

    Constatada a presença regimental, o presidente Mário Darci Ribeiro de Freitas saudou de forma especial os colegas vereadores, público presente, imprensa e munícipes. No Pequeno Expediente, foi colocada em discussão e votação a Ata da Sessão anterior. Antes de ser colocada em votação, o vereador Lúcio Mallmann solicitou alteração de uma pequena parte do texto que cita sua fala. Autorizada a alteração, a Ata foi aprovada por unanimidade. Na sequência, o presidente solicitou ao secretário Carlos Alberto Schafer para que procedesse com a leitura das correspondências.

    Não havendo Matérias do Dia e nem inscritos no Grande Expediente, deu-se sequência na Sessão com os trabalhos da Ordem do Dia. O primeiro Projeto a ser apreciado, em únicas discussão e votação, foi o Projeto de Lei 059/2014, que autoriza o Poder Executivo Municipal a efetuar a abertura de um crédito adicional suplementar no Orçamento do Fundo Municipal de Saúde de Iporã do Oeste e dá outras providências. Em discussão, o vereador Sírio Assmann disse que é favorável sim ao Projeto, para que os munícipes não fiquem sem o plantão médico, mas que a Administração passa foi julgada quando agiu da mesma forma. “Há poucos dias aprovamos uma suplementação para o Posto de Saúde, por que não mandaram este junto? Isso sim eu chamo de falta de planejamento e competência”, disse.

    Em resposta, o vereador Nilson Werlang disse a suplementação foi necessária para suprir uma necessidade enquanto um recurso do Governo Federal ainda não tenha sido repassado. “A princípio, estava encaminhado um recurso do Governo Federal que daria conta destes pagamentos. No entanto, como este recurso ainda não veio e o município tem obrigações a cumprir, por isso ainda houve a necessidade desta suplementação”, explicou. Colocado em única votação, o Projeto de Lei 059/2014 foi aprovado por unanimidade.

    Em seguida, entrou em segunda discussão o Projeto de Lei Complementar 003/2014, que altera parcialmente a Lei Complementar nº 057, de 28 de setembro de 2005 que dispõe sobre normas gerais de Direito Tributário e de Administração Tributária do Município de Iporã do Oeste e dá outras providências. Em uso da palavra, o vereador Nilson Werlang lembrou a todos os vereadores que este Projeto, em suas alterações, especifica as publicidades do município, quanto às divulgações feitas por aqui. “A gente sempre vê as empresas de fora que vêm fazer sua publicidade e colocam papéis nos para-brisas dos carros, e a pessoa tem que ter a preocupação de recolher, ou se não, muitas vezes eu já vi, o pessoal liga o limpador do para-brisa, que joga o papel no chão, o que causa uma poluição ao município. Então os responsáveis por essas publicidades precisam estar em dia e pagar os seus tributos”, detalhou.

    Antes da apreciação dos Projetos de Lei 054, 055, 056 e 057/2014, que autorizam o repasse de recursos para, respectivamente, a Associação Cultural e Educativa Integração de Lagoa dos Patos, Associação Cultural e Assistencial de Linha Iratim, Pinhal Esporte Clube e Associação Comunitária de São Vendelino, o presidente Mário Ribeiro de Freitas solicitou aos colegas para que estes fossem colocados em única votação, devido à necessidade destas entidades para o recebimentos destes convênios. O vereador Lúcio Mallmann usou a palavra para se colocar a favor da única votação e também solicitou para que os Projetos fossem votados em bloco, ou seja, todos eles em uma única votação. O vereador Nilo Ghilardi também mostrou-se favorável, dizendo que, como líder do PR e também a pedido de presidentes das comunidades, que necessitam deste dinheiro que está disponível, faz questão de que sejam votado em bloco e em única votação. Desta forma, o presidente consultou nominalmente a todos os vereadores. Estando todos a favor, o presidente colocou em única votação os Projetos de Lei 054, 055, 056 e 057/2014, sendo aprovados por unanimidade.

    Na sequência, o presidente Mário Ribeiro de Freitas iniciou a Eleição da Mesa Diretora e das Comissões Permanentes para 2015. Como havia sido debatido antes da Sessão, que as eleições seriam um consenso, tanto da Mesa Diretora como das Comissões, a votação foi realizada para aprovação ou não das chapas já formadas. Em votação da Mesa Diretora, formada por Nilson Elias Werlang como presidente, Carlos Alberto Schafer como vice-presidente, Otair Vilson Lutz para 1º secretário e Nilo João Ghilardi para 2º secretário. Em votação nominal, os vereadores Laírton Hahn, Lúcio Mallmann, e Sírio Assmann abstiveram o seu voto. Dessa forma, a Mesa Diretora foi aprovada por maioria de votos.

    Em seguida, foi votada a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, sendo composta por: Carlos Alberto Schafer; Sírio Assmann e Otair Vilson Lutz. Em votação nominal, a Comissão foi aprovada por unanimidade. A segunda Comissão a ser apreciada foi a de Finanças, Orçamento e Contas, composta pelos membros Nilo João Ghilardi, Laírton Hahn e Mário Ribeiro de Freitas. Em votação nominal, a Comissão foi aprovada por unanimidade. A terceira Comissão a ser votada foi a de Educação, Saúde e Assistência Social, formada pelos vereadores Sírio Assmann, Otair Vilson Lutz e Nilo João Ghilardi. Em votação nominal, a Comissão foi aprovada por unanimidade. Para finalizar, a última Comissão foi a de obras, Serviço Público, Indústria e Comércio, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, sendo esta formada por Mário Darci Ribeiro de Freitas, Laírton Hahn e Carlos Alberto Schafer. Também em votação nominal, a Comissão foi aprovada por unanimidade. Ficando assim formadas a Mesa Diretora e as quatro Comissões Permanentes para 2015.

    A Sessão teve sequência com a premiação do Projeto “Cidadão Participativo”, criado em 2009, que tem como objetivo homenagear os munícipes que mais marcaram presença nas Sessões Ordinárias durante o ano. Em 5º lugar, com um total de 21 participações, foi homenageado o munícipe Wilson Mallmann, A entrega da lembrança foi feita pelo assessor jurídico Paulo Cesar Spielmann. Em 4º lugar, com um total de 23 participações, o munícipe Augustinho José Petry, e para a entrega da homenagem, o vereador Sírio Assmann. Em terceiro lugar, com 38 participações, Juno Hernandes Lauschner, sendo o vereador Carlos Alberto Schafer para entregar a lembrança. Em segundo lugar, também com 38 participações, mas neste caso com o critério de desempate sendo pela maior idade, ficou o munícipe Otávio Matte. Para entregar a homenagem, o vereador Nilson Elias Werlang. Em primeiro lugar, com participação em todas as Sessões Ordinários de 2014, ficou o munícipe Ari Augusto Schoeninger. E para entregar a homenagem, foi convidado o presidente do Legislativo, senhor Mário Ribeiro de Freitas. Em nome de todos os vereadores e também dos funcionários da Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, parabenizamos a todos, em especial os cincos cidadãos com maior participações, pelo compromisso no papel de cidadão.

    Após as homenagens, foi cedido o espaço para que cada premiado pudesse fazer suas considerações. Usaram a palavra os munícipes Augustinho Petry e Ari Schoeninger. Por sua vez, Augustinho agradeceu pela premiação, e citou da importância da participação nas Sessões, dizendo que sempre que pode esteve presente, mas que nos anos anteriores, por atuar em imprensa, não pode concorrer ao título de Cidadão Participativo, sendo neste ano a sua primeira homenagem. O munícipe Ari Schoeninger, em sua fala, afirmou que suas participações nas Sessões não foram em cima de privilégios, mas sim pela importância de se fazer presente, podendo observar o trabalho que cada vereador está realizando em prol do município. Para fechar, o presidente parabenizou a todos e convidou também os munícipes em geral para que participem das Sessões.

    Na Explicação Pessoal, todos os vereadores fizeram o uso da palavra, além do assessor jurídico Paulo Spielmann. Por sua vez, o vereador Airton Miotto iniciou sua fala fazendo um agradecimento especial a todos os colegas vereadores e funcionários da Câmara, pela parceria e amizade, pois esta era sua última Sessão como vereador. Miotto ainda complementou agradecendo à vereadora titular de sua vaga, Itamara Bagatini, pela oportunidade de assumir este cargo temporariamente, parabenizando-a pelo trabalho na Secretaria de Educação. Para finalizar, o vereador enalteceu algumas felicitações. “Quero parabenizar a nova Mesa Diretora, na eleição do novo presidente Nilson Werlang e os demais membros que a compõem. Parabenizar os munícipes premiados pela participação nas Sessões, também mencionar a imprensa que sempre esteve aqui, fazendo um trabalho importante. Esta Casa está de parabéns, e assim quero desejar a todos boas festas e feliz ano novo”, concluiu.

    Em seguida, usou a palavra o vereador Carlos Alberto Schafer para deixar o seu agradecimento aos colegas vereadores, de forma especial ao colega Airton Miotto pela parceria e auxílio nos serviços da câmara. “Digo em parceria por que você é um cara que trabalha, pra frente, que sempre ajudou quando precisei, até por ser meu primeiro mandato como vereador”, agradeceu. Schafer ainda desejou a todos um feliz Natal e um próspero ano novo, desejando que para o próximo ano possa se possa atuar em conjunto e realizar um bom trabalho, independentemente de partido político. Para finalizar, o vereador agradeceu ao presidente Mário Ribeiro de Freitas pela parceria e oportunidade de realizar um bom trabalho em conjunto.

    O terceiro a usar o espaço foi o vereador Laírton Hahn. Em sua fala, o vereador disse que este foi um ano de muito trabalho, para todos, e que por isto se sente feliz. “Trabalhei durante o ano dedicado às comunidades do município. Entidades, clubes, sociedades, grupos, me mantive mais nessa linha de trabalho”, explicou. Laírton lembrou também da assinatura do convênio de R$ 700 mil para o Hospital, felicitando aos vereadores que participaram nesta conquista, citando que se este investimento salvar uma única vida em Iporã, já seria o suficiente para ter valido a pena o seu trabalho como vereador. Ainda, Hahn parabenizou o Esporte Clube Fluminense, da Comunidade de Monte Maria, que nesses últimos dias, em seus 40 anos de Comunidade e 35 de Esporte Clube, conquistou o seu primeiro título, na categoria Aspirante dos Jogos Comunitários de Iporã do Oeste. Para fechar a sua fala, Laírton desejou a todos um Feliz Natal, próspero ano novo.

    Na sequência, Lúcio Mallmann usou a palavra para registrar a apreciação de uma Moção na Assembleia Legislativa, entregue pelo deputado Mauro de Nadal, Moção essa sobre o emplacamento de máquinas agrícolas, encaminhada pela Câmara de Iporã, que foi aprovada e agora será entregue ao CONTRAN. Lúcio também parabenizou as equipes que participaram do Campeonato Comunitário e às equipes que conquistaram as primeiras colocações. Lúcio também lembrou de atuações, junto com seus colegas de partido, que resultaram em conquistas para o município. “Trabalhamos muito, é verdade. Em 2013 viajamos a Brasília e conquistamos os recursos que hoje o presidente encaminhou correspondência agradecendo, estes R$ 700 mil do Celso Maldaner e Casildo Maldaner. Também tem os R$ 100 mil do Mauro Mariani, para aquisição dos tablets que eu acredito que serão entregues aos alunos da rede municipal de ensino”, enalteceu. Para concluir, Mallmann justificou a sua abstenção de voto na eleição da Mesa Diretora, dizendo que o motivo foi o não convite ao colega Laírton para reunião de formação da Mesa, mas que para não criar discussões, apenas se absteve. Neste sentido, o vereador parabenizou o presidente Mário Ribeiro de Freitas pela condução desta última Sessão Ordinária, que foi tranquila e com votações em bloco e em única apreciação. Lúcio finalizou deixando as suas felicitações de Natal e ano novo.

    Na sequência, o presidente Mário Ribeiro de Freitas fez uso da palavra. Em sua fala, Mário fez seus agradecimentos pela parceria dos colegas durante o ano e também pelo seu encerramento de mandato. “Meu colega Miotto, um cidadão com visão, participativo e democrático. Tomara que em breve você volte. Também quero parabenizar a minha Mesa Diretora. Nilson, Carlos e Sírio. Todas as decisões que tomamos, nós nos reunimos, conversamos. Isso é democracia e respeito entre os companheiros. Acredito que agora o novo presidente Nilson continuará o trabalho da mesma forma”, enfatizou. O presidente continuou agradecendo ao assessor jurídico, ao antigo assessor de imprensa, Fernando Biesdorf, também ao assessor atual Luan Eduardo Ferro, e também à diretora da Câmara, Noeli Grasel, a todos, pelos seus trabalhos prestados em prol do desenvolvimento dos trabalhos do Legislativo. Para finalizar, Mário lembrou que um presidente do Legislativo não tem um trabalho fácil. “Precisa-se seguir o Regimento Interno e a Lei Orgânica, e que muitas vezes não é possível contentar a todos, pois surgem discussões mais pesadas, são vários partidos, tem a oposição, mas isso é tudo normal dentro de uma Câmara de Vereadores. Cada um fazendo o seu papel, isso é fundamental”, concluiu. Freitas parabenizou aos Cidadãos Participativos, assim como também a todos que estiveram presentes em algumas Sessões deste ano, e também à Imprensa, desejando assim a todos os munícipes boas festas, um feliz Natal e um próspero ano novo.

    Nilo João Ghilardi usou a palavra na sequência. Em sua explanação, Nilo mostrou-se feliz e satisfeito pelo trabalho realizado nestes dois anos desta última Legislação. “Nunca se trabalhou tanto. Foram várias viagens para Florianópolis, junto com o prefeito. Duas viagens com o prefeito para Brasília. E eu acredito que na história de Iporã nunca veio tanto recurso como nestes dois últimos anos”, enalteceu, lembrando que, independentemente de sigla partidária, só para o Hospital foram R$ 1.100.000,00, além das máquinas recebidas e do recurso de mais de R$ 1 milhão para o asfalto. Nilo afirmou que isto é algo inédito para o município, e que com toda certeza a dedicação dos nove vereadores foi fundamental para possibilitar estes repasses. Nilo parabenizou a todos os vereadores, e desejou que este trabalho continue gerando frutos para que os próximos dois anos sejam melhores. Para finalizar, Nilo desejou a todos os munícipes um feliz Natal e próspero ano novo.

    Na sequência, Nilson Elias Werlang fez o uso da palavra. Antes de falar sobre a presidência para o próximo ano, Nilson disse querer terminar o ano falando de coisa boa. Dentre estas, o vereador citou os Esportes, em que, desde o início do ano, foram realizadas ou teve-se a participação em diversas competições nas mais variadas modalidades e categorias, a nível de município, região e estado. Neste sentido, Nilson parabenizou as equipes de organizações destes esportes, dente eles as associações esportivas das comunidades, a Administração Municipal pelos investimentos e a todos os atletas de Iporã do Oeste. Nilson também citou as comunidades que ficaram campeãs de algumas competições realizadas durante o ano, parabenizando a todas as equipes pelo empenho. Ao falar de sua presidência, Nilson Werlang agradeceu aos eleitores que, no pleito passado, confiaram o voto para que pudesse se eleger vereador de Iporã do Oeste, bem como a família e amigos pelo apoio e ao partido pelo convite, também agradecendo aos colegas vereadores que apoiaram e votaram a favor para sua eleição como presidente do Legislativo, em especial ao vereador Airton Miotto, que está de saída dos serviços de vereador. “O planejamento que se tem feito, é de fazer uma gestão com muito diálogo, aonde a gente vai primar pela democracia, transparência, coisas nada mais do que o essencial da nossa função. Acredito que temos sim que fazer algumas mudanças no regimento engessado, que devemos criar uma comissão para mudarmos algumas coisas, mas como presidente, devo seguir o regimento mantendo o respeito entre os colegas e primando uma boa qualidade em nossos trabalhos”, declarou. Nilson concluiu a sua fala citando que, para o ano de 2015, está sendo elaborado um bom planejamento, visando os trabalhos que surgirão, conduzindo de forma em que o objetivo central é o crescimento do município. Nilson também desejou a todos um feliz Natal e ano novo, reforçando que estas palavras não sejam apenas ditas da boca pra fora, mas que este período seja de renovação e reflexão.

    O próximo a usar o espaço foi o vereador Otair Vilson Lutz. O vereador lembrou que durante todo o ano, os trabalhos foram voltados para o benefício dos munícipes, mesmo que não tenha sido possível atender a todos. “A gente tem planejamentos, tem ideias, mas não é de hoje pra amanhã que a gente conquista isso, mas sim pensando sempre pra frente, no amanhã, e principalmente pensando em todos. Esse é o nosso papel”, disse. Otair também agradeceu ao vereador Airton Miotto pela parceria e pela experiência repassada durante sua atuação como vereador. Lutz estendeu seus agradecimentos a todos os funcionários da Câmara de Vereadores de Iporã, também à Administração Municipal e todos os funcionários que compõem os diversos setores, dizendo que é com a atuação conjunta de todas estas pessoas e também de todos os munícipes, que Iporã do Oeste vai continuar crescendo. Antes de deixar a sua felicitação a todos, o vereador citou e parabenizou também todos os atletas que participaram das diversas competições realizadas no município. Finalizando assim, Otair Lutz desejou a todos um feliz Natal e um próspero ano de 2015.

    Para finalizar as manifestações dos vereadores, usou a Tribuna Sírio Assmann. De início, Sírio parabenizou o presidente Mário Ribeiro de Freitas pela condução de todas as Sessões de 2014, e assim estendeu os cumprimentos ao próximo presidente Nilson Werlang, e em seu nome, todos os que compõem a Mesa Diretora para 2015. Para justificar a abstenção de seu voto, o vereador esclareceu que não eram motivos pessoais, mas simplesmente por nenhum de seus colegas ou ele terem sido convidados para a reunião. “Um pequeno lapso que pode ser relevante para a próxima, para haver um consenso total, quem sabe”, explicou. Sírio também aproveitou o momento para parabenizar os cidadãos que participaram, avaliaram e cobraram os vereadores durante as Sessões em 2014, agradecendo em especial o funcionário público Ari Schoeninger, pelos trabalhos realizados em seu setor, dizendo ainda que por sua parte, todas as Indicações de serviços foram feitas pessoalmente, não através da Câmara, e que da mesma forma todas as solicitações foram atendidas. Antes de finalizar, o vereador também cumprimentou o colega vereador Airton Miotto, citando a troca de experiências que foi importante para a construção do conhecimento. Sírio Assmann desejou assim, a todos os munícipes, muita paz, um feliz Natal e feliz ano novo.

    O último a manifestar-se na noite desta última Sessão foi o assessor jurídico Paulo Spielmann. Em sua fala, o assessor parabenizou todos os vereadores pelo trabalho desenvolvido durante o ano. “Com certeza, essas discussões, ideias divergentes, fazem parte da democracia. Como sabemos, a Câmara de Vereadores é representada por partidos diversos, e o conceito de partido quer dizer ter ideias diferentes, partes diferentes de ideias. Se não, não seria partido, seria um inteiro. É ter uma parte de uma ideia que você compartilha com um partido”, detalhou, dizendo que todas as discussões feitas em plenário visam o bem maior, que o da coletividade, e isso é saudável. Assim, Spielmann parabenizou o vereador Nilson Werlang, pela eleição à função de presidente para o exercício de 2015, e em seu nome, saudou os vereadores que compõem a Mesa Diretora e também as Comissões. Para completar, o assessor jurídico agradeceu ao presidente Mário Ribeiro de Freitas e a Mesa em exercício de 2014, pela oportunidade de prestar os seus serviços, que sempre foram realizados no objetivo de esclarecer e ajudar nas atuações dos vereadores. Finalizando, em nome da comunidade de São Lourenço, o assessor fez um agradecimento aos funcionários da Celesc de Iporã do Oeste e também ao gerente regional, da agência de São Miguel do Oeste, pela ampliação da rede, o que melhorou as estruturas para a realização dos eventos da comunidade. E aproveitando, deixou o convite para o Baile da Virada, realizado pela comunidade de São Lourenço, neste dia 31. Assim, Paulo Cesar desejou a todos um feliz Natal e próspero ano novo, desejando que todos possam avaliar suas ações e planejar para o ano de 2015.

    Encerrada a pauta, o presidente Mário Ribeiro de Freitas convidou a todos para a 1ª Sessão Ordinária, do exercício de 2015, que será realizada no dia 02 de fevereiro de 2015.   

     

     

     (Lembramos que a fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).