• Projetos que concedem Revisão Geral anual aos servidores Públicos, agentes políticos e do magistério deram entrada na câmara.
  • Resumo da 5ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Iporã do Oeste - SC 2 de Março de 2015

Iporã do Oeste – Foi realizada, na última segunda-feira, dia 2 de março, a quinta Sessão Ordinária de 2015.  Constatada a presença regimental, com ausência do vereador Lucio, e a presença do suplente Eliseu Heberle no lugar no Laírton Hahn, o presidente Nilson Elias Werlang iniciou os trabalhos saudando os colegas vereadores, público presente, imprensa e munícipes. No Pequeno Expediente, aconteceu a discussão e votação da Ata nº 107/2015 da 4ª Sessão Ordinária, da 3ª Sessão Legislativa, da 7ª Legislatura, realizado dia 23 de Fevereiro de 2015 que foi aprovada por unanimidade.

Na Matérias do Dia deram entrada o Projeto de Lei 003/2015, que Concede Revisão Geral anual aos Servidores Públicos Municipais e Agentes Políticos, nos termos do Inciso X do Artigo 37, da Constituição Federal e dá outras providências; e o Projeto de Lei 004/2015, que Altera a Lei nº 0683, de 07 de Dezembro de 1998 e Alterações posteriores e dá outras providências, Alteração dos vencimentos dos profissionais do magistério público municipal. Os projetos formam baixadas para as comissões para o devido parecer.

Ainda na matéria do dia foram discutidos aprovados para ser encaminhados ao executivo 3 Indicações:

Indicação 005/2015, de proposição do Vereador Sírio; para que sejam tomadas providências necessárias visando a reforma dos passeios públicos danificados por serviços, e a poda de arvores que atrapalham o trafego de pedestres nos passeios neste Município de Iporã do Oeste.

Indicações 006/2015 de proposição do Vereador Nilson; para que a sede onde hoje atua a Feira Municipal seja cedida para a “Associação Ornitologica Iporã do Oeste” que é a Associação dos Criadores de Pássaros de Iporã do Oeste, sediada neste município de Iporã do Oeste.

Indicações 007/2015, de proposição do Vereador Nilson; para que agilize o processo de pavimentação com calçamento nas ruas da piscina Arnildo Heisler e Wunibaldo Britzke neste município de Iporã do Oeste.

No Grande Expediente o vereador Nilo João Ghilardi fez relatos sobre a atual situação política do Brasil se manifestou indignado sobre os aumentos de gastos dos deputados aprovados pela Mesa da Câmara dos Deputados Federais.

O vereador Otair Vilson Lutz também relatou sobre a situação em que o Brasil se encontra e destacou que precisamos adotar políticas de ensinar a pescar e não dar o peixe, destacou que a greve está prejudicando demais nosso pequeno agricultor e nossa região.

O Vereador Mário Darci Ribeiro de Freitas reforçou novamente sua fala da última sessão que o prejuízo da greve está sobrando para os pequenos agricultores, comércio e indústria da nossa região, precisamos fazer a greve em Brasília e Florianópolis, ai teremos resultados mais rápido sem tantos prejuízos e com melhores resultados. O vereador lamentou a postura dos políticos brasileiros.

O Vereador Nilson Werlang fez relatos dos trabalhos da última semana, destacando a prestação de contas do Executivo Municipal mostrando transparência e onde é aplicado os recursos do município, relatou sobre a visita do secretário regional da SDR de Itapiranga ao município, onde foram apresentados os pleitos que o município tem para o ano. Ainda fez relatos sobre a greve dos caminhoneiro e situação política destacou que é preciso fazer a reforma política para resolve os grandes problemas atuais.

Na Ordem do Dia aconteceu a primeira discussão e votação do Projeto de Lei 001/2015, que autoriza a alteração do Plano Plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual, através da inclusão de ações de governo no PPA e na LDO e abertura de um crédito adicional especial no orçamento vigente da administração centralizada - Municipio e Descentralizada – Fundo Municipal De Saúde e dá outras providências que foi aprovado por unanimidade.

Encerrada a pauta do dia, o presidente Nilson Elias Werlang convidou a todos para a 6ª Sessão Ordinária do ano que acontece na próxima segunda-feira, dia 9 de março de 2015, às 19h.

(A fala na íntegra dos vereadores você confere através do áudio da Sessão disponível no site da Câmara, no endereço: www.camaraipora.sc.gov.br/site/audio).